GASTÓN, ONDE IREI GASTAR


PÁGINA OFICIAL DO GOVERNO


#GASTÓN! Um reino agarrado ao norte de Portugal por um dedo, para onde fui transferida sem aviso prévio.

UM POUCO DA SUA HISTÓRIA

80 a. C.: Passagem dos cartagineses, seguindo-se dominação romana.

300: Controle visigótico após a queda do Império Romano do Ocidente.

930: Henrich Monfranc Gastón, filho ilegítimo de Charlemagne, subjuga a área. Mais tarde, na época dos reinos de Aragão e Castela, é derrotado pelos mouros. É desse período e da influência Henrich Gastón que provém o nome do Reino.

1300: Sob o reinado de D. Afonso XI, rei da Espanha, Gastón é anexado ao território Espanhol.

1492: A Espanha chega à América, e toma assim o tão cobiçado Eldorado. Gastón desenvolve-se com a exploração de metais preciosos. Alguns historiadores afirmam que Gastón foi na aba da Espanha.

1706: Durante a Guerra da Sucessão em Espanha, que reduz a preponderância militar espanhola, as tropas portuguesas realizam uma invasão marítima e terrestre a Gastón. Comandadas pelo general-coronel Manuel Vitorino chegam à vitória. Durante os 100 anos seguintes Portugal passa a ter o domínio da região.

1807: Jean-Andoche Junot invade o território português, iniciando a Guerra Peninsular. A família real gastonesa, anteriormente controlada por Portugal, passa a ser controlada pelo Primeiro Duque de Abrantes.

1812: Tropas francesas são forçadas a abandonar Portugal, em virtude das vitórias inglesas. 1820: Instaura-se o regime constitucional-liberal em Portugal. Gastón volta a ficar sob gestão portuguesa.

1927: Rebelião Militar em Lisboa e no Porto. Valendo-se do episódio, Florián, general do exército de Gastón e filho bastardo de Dom Manuel II de Portugal, inicia uma vitoriosa campanha contra Portugal. Em pouco mais de três meses Gastón torna-se independente e Florián proclama-se rei. Ainda nesse ano, é elaborada a Primeira Constituição do Reino de Gastón.

1943: Em meio à Segunda Guerra Mundial, Florián morre com cólera, e deixa o trono para sua única filha, Floréense de Florián. A herdeira era conhecida como Princesa Floréense, pois tinha apenas 21 anos.

1947: O país é reconstruído com ajuda do Plano Marshall.

1984: A rainha abdica. Todos os seus direitos e pretensões ao trono transitam para seu único filho Afonso I.

1986: Morte da rainha Floréense.

2013: Inicia-se o reinado de Dénis I, coroado após a morte do pai Afonso I.

CURIOSIDADES SOBRE O REINO

# Apesar de ser membro da União Europeia, Gastón tem #moeda própria o Reino (RGŘ / Ř). Embora o câmbio flutue diariamente de acordo com os mercados internacionais, 1 Reino está para aproximadamente 1,80 Euros;

# Os gastoneses utilizam a expressão eta com frequência. Ninguém sabe ao certo a origem desta. O seu significado é múltiplo e flexível, dependendo apenas da intenção com que é utilizada;

# Com uma história dividida entre França, Espanha e Portugal os seus principais dignitários incluem: presidente do Gabinete Real angolana, Primeiro-Ministro russo, Ministro da Defesa e Chefe das Forças Armadas russo;

# Sua Excelência Y. M., o Primeiro-Ministro, é citado no mundo micronacional como sendo o Berlusconi do Micronacionalismo;

# Os selos do #serviço postal são emitidos pela Alemanha;

# Estatísticas afirmam que Gastón é dos países com maior número de foragidos às autoridades. Presume-se que o Senhor Giacomo seja um criminoso italiano com ligações diretas à ‘Ndrangheta, a máfia calabresa.